top of page
banner-topo-01.png

Tudo é temporário, DESAPEGUE-SE!

« Arranca essa mágoa do seu peito menina »


A gente escuta muito isso na nossa vida né? Da importância de não guardar mágoas... Eu luto contra isso há muitos anos e neste período de reconstrução que atravesso, acho que consigo enfim dizer, “não, eu não guardo (mais) mágoas”. Envelhecer tem destas vantagens (alguns chamam de maturidade).


Primeiro eu consegui eliminar definitivamente todo o sentimento de “vítima” que havia em mim. Em segundo, consegui enfim enxergar o meu valor, e isso é fantástico! As vezes a gente fica esperando durante anos que aquele amigo reconheça nossa ajuda, que nossos filhos reconheçam nossos esforços diários, que o chefe reconheça nosso valor na empresa... Agora eu pergunto, pra quê? Larga isso tudo pra lá, não crie expectativas, e ofereça sua melhor versão apenas para quem também lhe oferece sua melhor versão.... Dos demais a vida se encarrega. Eu não posso esperar que o outro aja com a mesma dignidade que eu acredito agir em minha vida. Até o significado de dignidade talvez não seja o mesmo para mim e para você, não é?

"Rir muito, conquistar o respeito de pessoas inteligentes e o carinho das crianças, ganhar a estima de críticos honestos e suportar a traição daqueles que não são amigos de verdade. Apreciar a beleza das coisas, encontrar o que há de melhor nos outros, deixar para trás um mundo um pouco melhor, através de linda uma criança, um jardim levemente florido ou uma condição social menos difícil. Saber que apenas uma vida respira mais facilmente graças a você, isso é sucesso" - Anthonny Robbins


O que significa desapegar?


Desapegar é ser livre, é ser independente. Se não somos apegados emocionalmente à outras pessoas, dificilmente alguém irá nos afetar ou ofender. Ao desapegar, nos vemos livres de todo controle externo e toda autoridade. Desapegar representa atingir um estado de espírito no qual nossos pensamentos e emoções não são influenciados pelos outros ao nosso redor e pelos resultados que poderemos obter. Desapegar é deixar ir. Não combinou com você? Solte, deixe ir! Quando nos desapegamos das coisas que não dependem do nosso controle, elas passam por nós sem deixar marcas, simplesmente passam.



Porém, ser desapegado emocionalmente não significa estar intelectualmente desapegado do que pode acontecer. Todo acontecimento é uma oportunidade para melhorar nossas habilidades e analisarmos como podemos melhorar. Nossas falhas são, portanto, uma ótima oportunidade para evoluírmos como seres humanos, melhorarmos nossas habilidades e comportamentos, otimizando assim nossas chances de sucesso no futuro.


Não é fatalismo. É apenas aceitar que certas coisas que não dependem de nós. Desapegar também siginifica agir!

No mais, aguarde e confie. A vida é sim uma montanha russa repleta de altos e baixos, e pelo caminho vamos semeando e colhendo os frutos das nossas sementes ao mesmo tempo. A única coisa que realmente importa é ficar atento às suas sementes, pois cedo ou tarde os frutos cairão no seu colo!


Bjs, Cris!

 

Referências:


· Robbins Anthonny (2012). O poder sem limites. Editora Pergaminho.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page