banner-topo-01.png

COVID-19 em Genebra: vacinação, testes, quarentena e cuidados


O coronavírus virou nossa vida diária de cabeça para baixo. Devido à pandemia, a vida cotidiana de muitas pessoas se tornou mais complicada, afetando também a moral de muitos. Aqui estão algumas informações básicas, que poderão ajudá-lo neste momento (espero eu) a manter uma vida equilibrada , diante de uma situação excepcional, mas que ja dura dois anos.


Vacinação:


· Os agendamentos para a vacinação são em prioridade para as pessoas com mais de 65 anos e pessoas muito próximas a algum idoso. O agendamento é gratuito tendo você ou não um plano de saúde, e independe de você ter autorização de residência. O cadastro pode ser feito online, através do site: https://www.hug.ch/covid/prendre-rendez-vous-tous-centres-depistage

· Se você não tem plano de saúde (com ou sem permis de séjour), você pode se registrar para vacinação na Cruz Vermelha de Genebra.

· Se você tem mais de 16 anos, viveu (com ou sem autorização de residência) em Genebra por pelo menos 3 meses e não foi totalmente vacinado com duas doses, você pode ir à Cruz Vermelha (9, Route des Acacias, Terça-feira das 9h às 12h). É necessário levar documento de identidade e comprovante de residência em Genebra por pelo menos 3 meses (por exemplo: fatura pessoal, comprovante de matrícula escolar, comprovante de matrícula em cursos, etc).


Leia também: EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMA NA SUÍCA E BOLSAS DE ESTUDO, COMO FAZER?


Testes:


· Caso você apresente sintomas de COVID-19 (febre, tosse, dor de garganta, perda do paladar ou do olfato), você pode fazer o teste em um centro autorizado. O teste é gratuito para pessoas com sintomas.

· Caso você não tenha plano de saúde e não possa pagar pelo teste, entre em contato com o serviço social do HUG e marque uma consulta no hospital para fazer o exame. Seus dados pessoais serão mantidos em sigilo e não haverá transmissão de informações pessoais às autoridades. Se o teste der positivo você será avisado por telefone e as autoridades sanitárias farão uma “pesquisa” sobre as pessoas de seu convívio próximo, sempre respeitando a confidencialidade dos seus dados. É essencial que todos obedeçam às normas de saúde pública para reduzir a transmissão da infecção.


Quarentena:


· Caso você tenha chegado de um país que conste na lista de “países a risco”, você deverá notificar as autoridades competentes no prazo máximo de 48 horas, através do formulário: https://edc.hcuge.ch/surveys/?s=7D7F4YNWFC, e você também deverá ficar em casa por 10 dias.

· A quarentena imposta pelo médico cantonal é de 10 dias de isolamento em casa. Se você for declarado ao AVS (independente da licença, e mesmo sem licença), você poderá acionar o seguro de Perda de Ganhos (APG) especial Coronavirus para 10 dias de compensação, junto ao OCAS. Apenas um formulário deverá ser enviado para todos os funcionários de uma mesma empresa. Não se esqueça de adicionar o atestado médico ao seu pedido.

ATENCÃO!


Em caso de emergência médica dirija-se ao pronto-socorro do hospital cantonal (HUG) ou ligue para o 144 (emergência vital). Para crianças, dirija-se ao pronto-socorro pediátrico. No caso de um problema de saúde não urgente, e se você não tiver seguro saúde na Suíça, você poderá se dirigir ao CAMSCO (Consultation Ambulatoire Mobile De Soins Communautaires).


Endereço CAMSCO: 4, Rue Hugo-de-Senger - 1205 Genebra

Transportes públicos: Trem 15: - parada: Uni-Mail; Ônibus 1, trens 12 ou 13 - parada Pont d´Arve

Telefone: +41 (0) 22 372 53 11, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30


Leia também: Autorizações de moradia na Suíça para estudantes e trabalhadores: Como fazer?


Horário de atendimento no posto de atendimento, sem consulta:

Segunda-feira 8h30 - 11h00

Terça-feira, das 8h30 às 11h

Quarta-feira 13h30 - 16h00

Quinta-feira, das 8h30 às 11h

Sexta-feira das 8h30 às 11h


O CAMSCO também faz consultas por agendamento de segunda a sexta-feira. Você pode agendar sua consulta online no centro de atendimento da rue Hugo-de-Senger: https://www.hug.ch/medecine-premier-recours/consultation-camsco-rdv-en-ligne


Bjs, Cris!


Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e acesse nosso fórum!

Gostou do texto? Deixe sua curtida abaixo!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo